Um cigarro para todos!
Fumaça de madeira... sinto o cheiro pela cidade, vez por outra...
Estamos passando por sérios problemas de saúde pública... e não é apenas por causa da pandemia... temos centenas de outros problemas...
A corrida do ouro vivida nos século XVII e XVIII, no Brasil Colônia, infelizmente, nunca cessou... e nunca deixamos de ser colônia... estamos sempre nessa "corrida do ouro" para favorecer uns poucos ou uma outra nação.
No Brasil, produz-se riqueza para outros e vive-se na escravidão, seja física, trabalhista, psíquica, cultural ou, simplesmente, egoica... a escravidão contemporânea não contempla correntes ou chibatas e não é exposta no pelourinho, ao arbítrio do senhor... a escravidão contemporânea conta com o consentimento do próprio escravo, sob o pretexto de uma liberdade fútil e irreal.
Essa desenfreada e interminável "corrida do ouro" hodierna queima de toda a vida para dar sustento à grande corrente escravagista que move a imensurável máquina da economia mundial. E queima, literalmente!
Enquanto muitos alertavam sobre a progressão nas queimadas na Amazônia ou no Pantanal, outros muitos acusavam ser apenas politicagem... e quanta fumaça chegou em nossas cidades... e tudo para favorecer o grande mercado... a economia que nos torna escravos de nós mesmos.
A fumaça é tóxica para a nação, é tóxica para nossa liberdade, e é tóxica para nossa saúde...
Todos sabem que a queima libera dióxido e monóxido de carbono, que contribuem para o efeito estufa e que, para a saúde, podem representar sérios desconfortos, causando cefaleia (dor de cabeça), vertigens e sensações similares aos da gripe (psicologicamente, nada bom nestes tempos de pandemia), mas em exposição frequente, podem até conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central e coração.
E não podemos menosprezar outros gases e substâncias, como o metano, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, os fenóis, etc, que também são produzidos em quantidades muito grande e apresentam alta toxicidade.
Além disso, a queima libera os HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e seus derivados, que são contaminantes de extrema importância para o ambiente, pois são de difícil degradação e causam malefícios à saúde de seres humanos e de outros organismos. HPAs são substâncias lipofílicas (solúveis em gordura) e podem ser absorvidos pela pele, por ingestão ou pela inalação, espalhando-se, rapidamente, por todo o organismo. O benzopireno, um dos HPAs, é um agente carcinogênico e mutagênico, ou seja, capaz de interferir no DNA e alterar a reprodução celular.
Podemos fumar alguns cigarros... ou respirar bem fundo o ar, em alguns pontos da cidade... o efeito... é o mesmo...
...
..
.